Barbearia do Bairro

O Projeto “Barbearia do Bairro”, foi pensado e construído pela Confiar com o objetivo de criar uma Barbearia “sobre rodas”, i.e., em um veículo motorizado, por forma a possibilitar deslocações entre bairros/localidades/freguesias, com especial enfoque em escolas e lares de idosos, e alcançar o maior número possível de pessoas, disseminando a voz da prevenção da criminalidade.

Através deste Projeto, a Confiar propõe-se não somente a gerar emprego e a ocupar profissionalmente os seus utentes, mas também a influir positivamente nas próprias comunidades pelas quais a Barbearia passe, pois que tradicionalmente um espaço de barbearia é também um local de conversa e de partilha, viabilizando que os utentes da Confiar partilhem as suas histórias de vida, experiência que pode representar impacto positivo junto de crianças e jovens, como forma de prevenção de comportamentos desviantes e da prática de crimes.

Os problemas associados à criminalidade e à dificuldade de (re)inserção profissional de pessoas com trajetos de privação de liberdade é endémico. Interromper carreiras associadas ao crime é dificultado por baixos níveis de escolaridade e por severas dificuldades de inserção profissional e social, pois o rótulo de “ex-recluso” e o estigma que lhe vai associado estimulam a marginalização social, do que advém desocupação, comportamentos desviantes/crime, novas condenações penais e o regresso a Estabelecimento Prisional (E.P.).

O Projeto “Barbearia do Bairro” está já em fase construção por parte da Confiar, que conseguiu até agora apoio financeiro para a aquisição de uma carrinha e ainda a oferta de um curso básico de formação profissional nesta matéria a um dos seus utentes. Foram donativos isolados de beneméritos.

Pretende-se garantir a continuação do Projeto, contudo, tal está ainda dependente de mais financiamento, em especial para efeitos de adaptação da carrinha no seu interior , bem como para assegurar outros e ulteriores graus de formação profissional aos seus beneficiários e ainda com vista a garantir a remuneração dos mesmos, pois que se pretende que o serviço de barbearia prestado aos habitantes de Bairros Sociais seja gratuito, atendendo à vulnerabilidade económica dos Bairros onde será implementado o Projeto.

Quero contribuir

Parceiros