O TreNó é um projecto desenvolvido pela Confiar – Associação de Reinserção Social, Portugal, que pretende proporcionar um Natal especial às crianças filhas de pais que se encontram privados de liberdade e que, também por esse motivo, se encontram numa situação de especial vulnerabilidade.

 

 

Os pais terão a oportunidade de escrever uma carta ao(s) filho(s) e desta forma reforçar os laços de parentalidade fragilizados pelos muros que os separam.

As crianças terão a possibilidade de receber, não só a carta do Pai, mas também, através de um apadrinhamento, um presente a que a maioria, de outra forma, não tereia acesso.

 

Em articulação com os Estabelecimentos Prisionais, pais e mães que se encontram em reclusão terão a possibilidade de escrever uma carta aos filhos, para lhes ser entregue na semana do Natal.

Simultaneamente será dinamizado um projecto de apadrinhamento para que estas crianças possam, também, receber um presente.

 

Para ser padrinho basta preencher o formulário disponível aqui, aguardar o envio do email com a idade e o sexo da(s) criança(s) e proceder ao envio ou entrega presencial, no Centro de Apoio Familiar da Confiar, até 12 de Dezembro, do(s) presente(s) escolhido.

A distribuição dos presentes ficará a cargo da equipa da Confiar e de voluntários afectos ao projecto.

O projeto TreNó pretende dar a crianças, filhas de reclusos, a oportunidade de terem um Natal especial com presentes, oferecidos pelo/a padrinho/madrinha, e uma carta escrita pelo pai.

O apadrinhamento consiste em apoiar uma ou mais crianças, oferecendo um presente a que de outra forma dificilmente teriam acesso.

Para ser padrinho/madrinha, deverá inscrever-se no formulário, comprar um presente conforme o sexo e idade da criança afilhada que lhe for designada, embrulhar, identificar e entregar ou enviar à Associação CONFIAR para a morada indicada.

Para aderir a esta iniciativa, basta preencher o formulário aqui.

Os/as reclusos/as, com filhos até aos 14 anos de idade e residentes no distrito de Lisboa, que vão participar nesta iniciativa, foram sinalizadas pelos serviços dos Estabelecimentos Prisionais em articulação com a Equipa Técnica da Confiar.

Sim. O presente deverá ser identificado com o nome da criança afilhada. Juntamente, deverá ir um papel com o nome do padrinho/madrinha mas que seja possível destacar do embrulho.

Sim. O presente deverá vir preferencialmente embrulhado.

O presente deverá chegar às instalações do Centro de Apoio Familiar da CONFIAR até ao dia 12 de Dezembro para que os presentes possam ser entregues em tempo útil às crianças.

Os presentes irão ser entregues às crianças de 19 a 22 de Dezembro.

Sim.

Sim. Para qualquer esclarecimento adicional deverá enviar e-mail para info@confiarportugal.pt. Daremos resposta com a maior brevidade possível.

Sim. Poderá apadrinhar mais do que uma criança desde que assegure a compra e respetivo envio de um presente para cada criança.

Não. O projeto defende a privacidade e o anonimato das crianças e famílias envolvidas, pelo que a distribuição dos presentes irá ser exclusivamente realizada pela Equipa da CONFIAR e por voluntários afetos a esta iniciativa.

O projeto defende a privacidade e o anonimato das crianças e famílias envolvidas. Qualquer divulgação de imagens será sujeita à autorização dos responsáveis pelas crianças. e respetivo envio de um presente para cada criança.

Sim. Poderá enviar o presente via correio desde que o presente chegue ao Centro de Apoio Familiar da CONFIAR até ao dia 12 de dezembro. O mesmo se passa com encomendas online onde o endereço indicado para entrega deverá ser o mesmo.

 

Contactos: +351 917 001 972 – email: info@confiarportugal.pt.

CAF – Rua de Moçambique, Bairro da Encosta da Carreira, Lt10, Loja B

2750-799 – Cascais