A Confiar – Associação de Reinserção Social, Portugal, fundada em 1999, é uma IPSS de Utilidade Pública que conta com mais de 20 anos de trabalho social com pessoas com trajetos de privação da liberdade e/ou condenadas pela prática de crimes, bem como com as suas famílias, acompanhando-as nos seus percursos e conferindo-lhes todo o apoio necessário e possível.

Pilares da Intervenção da Confiar

A Confiar assenta a sua missão em três pilares fundamentais de ação:

– Prevenção

A atividade da Confiar está centrada, por um lado, na prevenção de comportamentos de risco junto da comunidade, com especial enfoque nos jovens em situação de vulnerabilidade psicossocial e na promoção de ações de sensibilização com vista a diminuir o ciclo de criminalidade e por outro lado a prevenção da reincidência no crime, através do acompanhamento dos utentes com passados de reclusão nos seus processos de transição para a liberdade, promovendo a sua integral reinserção.

– Inclusão

A intervenção da Confiar assenta em princípios restaurativos, nomeadamente de admissão da responsabilidade e de reparação das relações interpessoais dos utentes, em especial com a sua família, nomeadamente, os filhos, mas também com as vítimas do crime e com a comunidade. Ademais, a sensibilização e promoção do envolvimento da comunidade nos processos de reinserção destas pessoas em muito contribui para combater o estigma associado à pessoa com percurso em conflito com a lei penal.

– Reinserção

A confiar promove a plena reinserção das pessoas que acompanha, com base numa intervenção holística e adequada às suas necessidades e condições individuais. O apoio prestado abrange desde o suprimento de necessidades básicas, nomeadamente, habitacionais, alimentares ou de saúde, entre outras, ao apoio psicossocial, psicológico, formação profissional e apoio jurídico, tendo como intuito potenciar a capacitação, autonomização e independência dos utentes, enquanto promove a reparação das suas relações interpessoais e do seu sentimento de pertença à sociedade.