Centro de Apoio Familiar

O Centro de Apoio Familiar (CAF) é composto por uma equipa multidisciplinar de técnicos que promovem a intervenção holística junto dos utentes, que pode iniciar-se ainda durante a reclusão ou em momento de cumprimento de pena em liberdade, e que acompanha depois o processo de transição para a liberdade, tendo em vista a plena reinserção social dos utentes.
Tendo consciência que as relações familiares são fundamentais para assegurar a efetiva reinserção social do ex-recluso, bem como para romper com o ciclo de crime, prevenindo também a incidência criminal nas crianças e jovens filhos ex-reclusos, o CAF está centrado não apenas no apoio aos beneficiários diretos da Confiar, mas também às respetivas famílias, incluindo crianças e jovens, e outras pessoas próximas do beneficiário.

Para isso, é realizado um diagnóstico que procede ao levantamento dos fatores de risco e de proteção dos beneficiários e é elaborado um Plano de Apoio à Reinserção Social (PARS), que é focado em três aspetos fundamentais: apoio às necessidades primárias, apoio psicossocial e formação profissional.

Nestes termos, o CAF promove uma integração na comunidade da pessoa, respetivos filhos e familiares, rompendo com estigmas e ostracismos sociais. Para este efeito, cabe também ao CAF, a organização e participação em ações de sensibilização junto da comunidade.


A Casa de Saída da Confiar, no Bairro de Alcoitão, cedida pela Camara Municipal de Cascais, visa acolher os beneficiários diretos da Confiar, em cumprimento de pena em liberdade ou em processo de transição para a liberdade uma vez cumprida pena em reclusão e que se encontram em situação de maior vulnerabilidade e maior risco de exclusão social.
O Gabinete de Apoio à Liberdade (GAL) é o órgão que, pertencendo ao CAF tem como principal objetivo o acompanhamento dos beneficiários diretos da Confiar nos seus processos de transição para a liberdade, de modo a promover a reestruturação da pessoa, a plena inclusão social e profissional e a autonomia, bem como dos familiares, quando se demonstre necessária a intervenção do GAL junto dos mesmos.

O acompanhamento prestado pelo GAL, de carácter holístico e transdisciplinar, pode inicia-se durante a permanência dos utentes no Estabelecimento Prisional, permitindo garantir melhor preparação para a saída e bem assim um processo de adaptação à liberdade estruturado, possibilitando a implementação de um plano de reintegração com objetivos bem delineados e o total compromisso com o mesmo.

Contacte-nos para mais informações